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Como melhorar a expectativa de vida, a saúde e bem estar.

Dra. Denise Fernandes Barbosa

Comer

Sono saudável

Nosso corpo regula o sono da mesma maneira que regula a fome, a sede e a respiração. Isto sugere que o sono tem um papel semelhante na saúde, no bem-estar e na longevidade.

Embora seja difícil responder à pergunta: “Por que nós dormimos?” a ciência tem evoluído no sentido de descobrir o que acontece durante o sono e ajuda a desvendar esta função tão essencial à vida, pois uma boa noite de sono reflete em melhor atenção, mais energia e bem estar.

Uma maneira de pensar sobre a função do sono é compará-lo com a alimentação. A fome é um mecanismo de proteção que evoluiu para garantir o consumo de nutrientes para o corpo crescer, reparar tecidos, e funcionar adequadamente. E, apesar ser relativamente fácil compreender o papel da alimentação, este não é tão diferente quanto ao sono.

Comer e dormir são necessidades fisiológicas. Ficar sem comer produz a sensação desconfortável de fome; enquanto ficar sem dormir produz a sensação desconfortável de sonolência.

Considerando os vários efeitos potencialmente adversos da má qualidade de sono para a saúde, não é de se estranhar que a má qualidade de sono esteja associada a um maior risco de doenças e acidentes, e uma menor expectativa de vida.

Se você sofre algum tipo de distúrbio do sono, mencione seu problema de sono com seus médicos. Saiba que distúrbios do sono como ronco, apneia e bruxismo podem ser tratados através da Odontologia do Sono com dispositivo intra oral restaurando o sono, promovendo bem estar e proporcionando qualidade de vida.

Maiores informações: http://healthysleep.med.harvard.edu

Sono normal

Dra. Denise Fernandes Barbosa

Certificado Denise Fernandes Barbosa
Certificado Denise Fernandes Barbosa

Recentemente participei do curso de medicina do sono pela Escola de Medicina da Harvard com a intensão de atualizar meus conhecimentos adquiridos no setor da Neuro-Sono / UNIFESP sobre a biologia do sono normal e as consequenciais do sono insuficiente para o organismo.

Ainda pretendo continuar com as atualizações em Medicina do Sono, devido ser uma prática integrativa em constante evolução.

Neste ano pretendo participar dos seguntes coingressos: Sleep 2013 – Baltmore , WASM – Valencia e Rio 2013.

Dicas para um sono saudável

10 dicas para um bom sono
https://www.facebook.com/pages/Espa%C3%A7o-da-ATM-Diagn%C3%B3stico-e-Tratamento-das-Disfun%C3%A7%C3%B5es-Temporomandibulares/208494959230185

Dra. Denise Fernandes Barbosa

Nada como começar o ano com metas a serem cumpridas. Uma delas pode ser a busca por um sono saudável.

Evitar cafeína, nicotina, bebida alcoólica, medicamentos e outras substâncias que interfiram com o sono são algumas dicas que podem ajudar na qualidade de seu sono.
Quanto ao seu quarto, procure mantê-lo como um ambiente indutor do sono, com um travesseiro e colchão de boa qualidade, com ventilação e iluminação adequadas. Procure não ter um relógio com luzes piscando em sua direção para não atrapalhar seu sono.
Estabeleça uma rotina calmante antes de dormir. Vá dormir quando você estiver realmente com sono.
Utilize a luz do dia a seu favor, pois ela vai ajudar a manter o seu relógio interno com um horário de sono consistente. Procure acordar sempre no mesmo horário, mesmo nos finais de semana.
Os cochilos devem ser feitos com moderação, pois dormir de dia pode interferir no sono da noite. Leia Mais…

Perguntas e respostas mais frequentes sobre distúrbios respiratórios do sono – para o paciente.

Dra. Denise Fernandes Barbosa

 

qualidade de vida
Durma bem!

Por que o sono é tão importante para uma boa saúde?

Porque enquanto estamos dormindo ocorre a suspensão normal da consciência durante a qual o organismo se repara da fadiga. O cérebro está em intensa atividade metabólica, recuperando a energia gasta durante o dia, vital para o amadurecimento do sistema nervoso e para o sistema imunológico. Leia Mais…

Prevenção de Oclusopatias e Pista diretas Planas

 

DENISE FERNANDES BARBOSA
DENISE FERNANDES BARBOSA Ortopedista Funcional dos Maxilares

 

Pedro Planas - RNO
Pedro Planas

Dra.Denise Fernandes Barbosa

A prevenção das malocusões na criança pode ser feita com os recursos da Reabilitação Neuro-Oclusal (RNO) restabelece o equilíbrio oclusal. Este equilíbrio é obtido através de ajustes oclusais por desgastes seletivos dos dentes decíduos e/ou acréscimo com resina fotopolimerizável (pistas diretas Planas) promovendo o desenvolvimento adequado das arcadas dentárias. As pistas diretas Planas foram idealizadas por Pedro Planas (Espanha) criador da RNO através de observações clínicas de mais de cinquenta anos onde intitulou as Leis de Planas de crescimento e desenvolvimento das arcadas dentárias e da face como um todo. Confira resultados de trabalhos apresentados no 25° CIOSP – Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo.