Atualidades em Odontologia do Sono

XIV Congresso Brasileiro de Sono, no Rio de Janeiro

Em novembro participei do XIV Congresso Brasileiro de Sono, no Rio de Janeiro, que reuniu médicos de várias especialidades, pesquisadores, técnicos, cirurgiões dentistas, biólogos, psicólogos, demonstrando a multidisciplinaridade desta área.

A Medicina do Sono é considerada como área de atuação de quatro especialidades médicas, a saber: Neurologia, Pneumologia, Otorrinolaringologia e Psiquiatria. E a Odontologia do Sono faz parte deste contexto no tratamento dos distúrbios respiratórios do sono (DRS) como ronco e apneia e distúrbios do movimento como bruxismo.

Além dos vários temas abordados como o futuro da Medicina e Biologia do Sono, os novos métodos de diagnósticos do sono em domicílio para quem não quer sair do conforto de sua casa para fazer o exame de polissonografia;o que mais me chamou a atenção foram os critérios de diagnóstico e tratamento dos distúrbios respiratórios do sono relacionados aos esforços respiratórios pela limitação do fluxo aéreo durante o sono e como estes eventos estão associados com as doenças cardiovasculares, causando sintomas como palpitações, fadiga e falta de ar.

A Odontologia do Sono como aliada à Medicina do Sono, trata o paciente portador dos distúrbios respiratórios do sono com o dispositivo intra oral de avanço mandibular favorecendo o aumento da passagem de ar pela via respiratória superior e tonificando a musculatura envolvida, melhorando os sintomas causados pela doença e proporcionando bem estar e qualidade de vida.