Privação de sono X Saúde

O sono de Salvador Dali

Você sabia que privar-se de sono pode afetar substancialmente sua saúde?

A privação de sono pode aumentar a produção de hormônios relacionados ao estresse. Estes hormônios em excesso podem fazer com que o organismo fique resistente à insulina  dificultando o processamento de glicose, levando à predisposição do diabetes do tipo 2.

Os hormônios do estresse também têm ação vasoconstritora. Privar-se de sono pode reduzir a capacidade de manutenção da pressão arterial, pois diminuem a capacidade de dilatação dos vasos sanguíneos, podendo levar a hipertensão.

Noites mal dormidas podem interferir no ritmo cardíaco provocando arritmia cardíaca em pessoas com propensão às doenças do coração.

Privar-se de sono, pode desregular a síntese de hormônios de saciedade e apetite, dificultando a perda de peso podendo causar obesidade.

A falta de sono interfere na produção de agentes importantes de defesa do organismo, podendo aumentar a propensão a doenças devido a baixa imunológica.

Noites mal dormidas podem interferir na transmissão dos impulsos elétricos que regulam a sensação de dor aumentando a percepção dolorosa fazendo com que pessoas com provação de sono tenham mais dificuldade de tratar a dor crônica.

Não deixe de procurar ajuda com seu médico e peça uma indicação para tratamento. Comece o ano dormindo bem, proporcionando benefícios para sua saúde com qualidade de vida!