Seu coração e seu sono estão bem?

Amo dormir

Você sabia que a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) é um distúrbio do sono, considerado como uma doença inflamatória, crônica e progressiva que provocar alterações cardiovasculares e que contribui significativamente para o aparecimento da hipertensão independente de outros fatores de risco para doença cardiovascular?

A SAOS é caracterizada por episódios recorrentes de obstrução parcial ou total das vias aéreas superiores durante o sono. Manifesta-se como uma redução ou cessação completa do fluxo aéreo, apesar da manutenção dos esforços inspiratórios, levando despertares durante o sono para reestabelecer a respiração.

Os sintomas diurnos e noturnos podem ser de suor excessivo durante a noite, dor de cabeça matinal, sonolência excessiva diurna, queda no rendimento intelectual, depressão, impotência sexual e alterações comportamentais.

Muitas vezes esta doença não é diagnosticada e merece atenção especial. O diagnóstico é muito importante para prevenção e tratamento de complicações cardiovasculares – principais causas de morte no mundo.

O diagnóstico e tratamento são feito através de exame e indicação médica com enfoque no distúrbio do sono. Quando a SAOS é tratada corretamente reduz ou reverte muitas das complicações associadas. As opões de tratamento vão desde procedimentos não invasivos com modificações de comportamento, como perda de peso, redução do uso de bebidas alcoólica e sedativos que relaxam a musculatura das vias aéreas durante o sono, posição de dormir, uso de CPAP (pressão positiva contínua das vias aéreas) e aparelhos intra orais; como procedimentos invasivos com cirurgias das vias aéreas.

Os aparelhos intra orais são recomendados pela Academia Americana de Medicina do Sono para tratamento de pacientes com SAOS leve e moderada e para SAOS grave quando o paciente não pode tolerar o uso do CPAP e se recusa a fazer o tratamento cirúrgico.

No Brasil existem profissionais titulados pela Associação Brasileira de Sono (http://www.sbsono.com.br) com capacitação em Medicina e Odontologia do Sono para tratamento da SAOS. Procure um em sua cidade ou mais próximo dela para conduzir de forma adequada o diagnóstico e tratamento, objetivando saúde e qualidade de vida.