A saúde começa pela boca

Denise Fernandes Barbosa

A saúde bucal é parte integrante da saúde geral. O hábito da higiene bucal é e deve ser considerado como necessidade básica. Assim como se alimentar, tomar banho, praticar exercícios e dormir, a higiene bucal também faz parte desses hábitos.

A falta de higiene bucal além de prejudicar a saúde dos tecidos da boca também pode prejudicar a saúde como um todo. De acordo com a Associação Americana de Diabetes, portadores de Diabetes possuem uma prevalência aumentada de doenças gengivais (gengivite e periodontite) e em geral dados indicam que a gengivite crônica em associação com diabetes, pode contribuir para o desenvolvimento de problemas cardíacos, tais como doenças cardíacas, acidentes vasculares encefálicos isquêmicos (derrame cerebral) e doenças renais.

Por isso, escove os dentes e use fio dental sempre após as refeições.

Uma dica para verificação se a higiene bucal foi bem executada é utilizar a língua para inspeção. A língua tem alta capacidade proprioceptiva, ou seja, a capacidade em reconhecer a localização espacial com simples contato sem ser necessário utilizar a visão. Então, após a escovação e uso do fio dental, passe a língua por todos os dentes. Se sentir que a superfície dental está lisa é um sinal de que a higiene foi bem executada. Caso sinta a superfície áspera, é indicativo de retenção de sujidade. Neste caso, dê mais atenção a esta superfície, escovando-a novamente. Se mesmo assim sentir aspereza, procure um Cirurgião Dentista para avaliação e conduta.

Vários problemas de saúde podem ser evitados através da prevenção. Cuide-se e sorria para a vida!