Você range os dentes à noite?

DIORS

O ranger de dentes durante a noite, é um distúrbio do movimento do sono com atividade parafuncional noturna involuntária dos músculos mastigatórios, denominado Bruxismo. Pode acometer a população em até 20%, com maior freqüência nos jovens.

Causas – Podem ser variadas, como genética , psicológica, transtornos neurológicos por uso de alguns medicamentos antidepressivos, má oclusão dentária, dentre outras.

Sinais e sintomas – Desgastes dentais que podem ser de graus variáveis, ruído de ranger dos dentes, disfunção da articulação temporomandibular, dor muscular na região das têmporas e na mandíbula, cefaleias, sono de má qualidade e sonolência diurna.

Diagnóstico – Clínico médico e odontológico. O cirurgião dentista avalia a queixa do paciente através de questionário específico, e exame clínico para verificar o grau da severidade dos desgastes dentais e se necessário encaminha o paciente para o médico do sono para que este solicite o exame de polissonografia. A polissonografia é um exame de diagnóstico que verificar as possíveis alterações da arquitetura do sono, que podem ser desde presença de microdespertares, distúrbios respiratórios, até distúrbios do movimento que podem envolver movimentos das pernas e/ou da musculatura mastigatória.

Tratamento – Individualizado, de acordo com as causas e pode ser interdisciplinar envolvendo profissionais da área médica, psicológica, odontológica, dentre outras. Um dos tratamentos odontológicos mais utilizados são as placas que proporcionam repouso e/ou alívio da dor da musculatura envolvida e amenizam o potencial de destruição dos dentes e das articulações têmporo-mandibulares.

A clínica DFB® possui profissionais especializados e capacitados para tratamento de Bruxismo. O DIORS®(exclusividade da clínica DFB®) além de proporcionar tratamento de ronco e apneia também trata bruxismo do sono.