• (11) 4521-9494 / 97647-5816 (TIM) / 96650-4335 (CLARO)

O bruxismo do sono é um dos distúrbios do movimento do sono. Se dá pela parafunção dos músculos da mastigação caracterizado pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono e que, geralmente, está associado com micro despertares.  A palavra bruxismo vem do grego O bruxismo do sono é um dos distúrbios do movimento do sono. Se dá pela parafunção dos músculos da mastigação caracterizado pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono e que, geralmente, está associado com micro despertares.  A palavra bruxismo vem do grego brycheinm, que significa ranger dos dentes.

O bruxismo do sono é diferente do bruxismo diurno. A diferença está no estado de consciência e diferentes estados fisiológicos com diferentes estados de ritmicidade da musculatura mastigatória, sendo o bruxismo diurno uma atividade parcialmente voluntária e o bruxismo do sono, uma atividade inconsciente.
O bruxismo do sono é um problema que afeta sobretudo as crianças podendo também afetar os adultos. E afeta indistintamente homens e mulheres.
Vários são os fatores de risco associados ao bruxismo do sono: idade, tabaco, álcool, cafeína, ansiedade, estresse, transtornos psiquiátricos, distúrbios do sono, drogas e disfunções temporomandibulares.
O diagnóstico é feito pela observação de um desgaste dentário anormal, ruídos de ranger de dentes durante o sono, dor orofacial e dor de cabeça ao acordar.
A polissonografia é um exame de diagnostico, que irá identificar os episódios de bruxismo, além de outros distúrbios do sono, tais como ronco, apneia do sono, movimentos periódicos dos membros, dentre outros, durante uma noite inteira de sono e auxilia na orientação do tratamento.
Atualmente, o tratamento odontológico mais utilizado é o das placas oclusais, que auxilia na redução do atrito e proteção dos desgastes dos dentes. Geralmente também se faz necessário abordagem psicoterápica e farmacológica, de acordo com o perfil de cada paciente. A decisão clínica do tratamento deve ser ponderada e baseada nas evidências científicas e na experiência multidisciplinar.

Diagnóstico Funcional Bucal
Dra. Denise Fernandes Barbosa - Responsável pela ClinicaDFB Formada em Odontologia pela PUCCAMP em 1986. Especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares pelo CFO. Mestre em Fisiologia pela UNIMES. Certificada em Odontologia do Sono pela ABSONO. Distúrbios do Sono pela NEURO-SONO / UNIFESP.