• (11) 4521-9494 / 97647-5816 (TIM) / 96650-4335 (CLARO)
Dr. Giovanni M. Bottaro
Dr. Giovanni M. Bottaro é responsável pela clínica dfb

Dr. Giovanni Mendes Bottaro

A Disfunção temporomandibular é um conjunto de alterações que acontece no sistema da mastigação em função do desequilíbrio de suas estruturas: dentes, ossos, gengiva, músculos e ATM (articulação temporomandibular). Os sinais e sintomas mais comuns são: dor nas ATM e músculos faciais, dificuldades de falar ou mastigar, dor de “cabeça”, zumbidos, dor de “ouvido”, desgastes e mobilidade dos dentes, entre outros. De acordo com estudos científicos, a ocorrência da DTM é de cinco mulheres para cada homem.

Tem como principais causas a mordida desequilibrada, tanto pelo desenvolvimento errado quanto por restaurações mal executadas e também perdas dentárias; maus hábitos como o bruxismo (ranger dentes), apertamento dental e hábitos viciosos (roer unhas, morder objetos, mascar muito chicletes); pancadas na face envolvendo a mandíbula; stress físico e psicológico, efeitos colaterais de medicação e uma má qualidade de sono.

O tratamento odontológico vai desde o uso de placas acrílicas intraorais a tratamentos ortodônticos, sempre com uma visão interdisciplinar, como exemplo a otorrinolaringologia, neurologia, fisioterapia e terapias de relaxamento.

Na Clínica DFB você terá todas as orientações necessárias, desde o diagnóstico até o tratamento mais indicado. Será um prazer recebê-la(o) em nosso espaço.

Diagnóstico Funcional Bucal
Dra. Denise Fernandes Barbosa - Responsável pela ClinicaDFB Formada em Odontologia pela PUCCAMP em 1986. Especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares pelo CFO. Mestre em Fisiologia pela UNIMES. Certificada em Odontologia do Sono pela ABSONO. Distúrbios do Sono pela NEURO-SONO / UNIFESP.