• (11) 4521-9494 / 97647-5816 (TIM) / 96650-4335 (CLARO)
mordida fechada
Mordida fechada e descruzada após do tratamento ortopédico funcional

Dra. Denise Fernandes Barbosa

A Ortopedia Funcional dos Maxilares é uma especialidade que procura direcionar o crescimento e desenvolvimento das bases ósseas maxilares, proporcionado uma harmonia facial e equilíbrio das funções que a boca exerce, como: respiração, de-glutição, mastigação, fonoar-ticulação e postura crânio cervical.
Tem como objetivo prevenir distúrbios da oclusão funcional, que atuam como fatores determinantes da formação crânio-oro-cervical. Os estímulos empregados por aparelhos ortopédicos funcionais e/ou por ajustes oclusais permitem a retomada do desenvolvimento e função dentro da normalidade. Portanto, a harmonia do crescimento e desenvolvimento crânio-oro-cervical depende diretamente do equilíbrio das funções exercidas pela boca.

Os hábitos viciosos de sucção de dedo, chupeta e/ou mamadeira, e respiração bucal favorecem a má oclusão dental, como hipo-desenvolvimento dos maxilares, falta de espaço para os dentes, mordidas abertas e/ou cruzadas, protru-sões dentais e outros tipos de más oclusões dentárias que se instalam, dificultando, além da função respiratória, a mastigação, a deglutição, a fonoarticulação.
A prevenção destes problemas de ordem funcional deve ser iniciada desde o nascimento da criança, através da informação, orientação dos pais ou responsáveis. Já nos casos em que o problema já se encontra instalado, deve haver a intervenção multidisciplinar das áreas da saúde, como Medicina, Odontologia, Fonoau-diologia, Fisioterapia e outras.

Diagnóstico Funcional Bucal
Dra. Denise Fernandes Barbosa - Responsável pela ClinicaDFB Formada em Odontologia pela PUCCAMP em 1986. Especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares pelo CFO. Mestre em Fisiologia pela UNIMES. Certificada em Odontologia do Sono pela ABSONO. Distúrbios do Sono pela NEURO-SONO / UNIFESP.