• (11) 4521-9494 / Fale com a Clínica DFB pelo Whatsapp 96650-4335 (CLARO)
Cirurgiã Dentista Laura F. Bana

O que significa reabilitar uma boca? Com certeza trazer à tona as primordiais funções exercidas por ela.
A boca não está sozinha. Como parte de um mecanismo, compõe um complexo formado não somente por dentes que mastigam, mas também por músculos que contraem, articulações que movimentam e um centro nervoso que coordena todo este sistema.

A forma como os dentes se contatam – ou a chamada oclusão habitual – impõe às arcadas dentárias superior e inferior um posicionamento espacial. A mais perfeita oclusão, contudo, não tem valor funcional algum para o sistema bucal se, para ser estabelecido este contato dental, o centro nervoso precisar comandar uma atividade muscular anormal, levando uma situação articular incorreta.

De fato, a posição da arcada dentária imposta pela oclusão habitual deve ser tolerável pela musculatura e pelas articulações, dando conforto ao paciente nos aspectos mais básicos e funcionais da boca: a mastigação dos dois lados, a deglutição sem esforço e a fala articulada.

A reabilitação oral, portanto, não é apenas colocar uma prótese, colocar um aparelho, colocar uma restauração. É, na realidade, toda a avaliação deste complexo sistema dentro do aspecto funcional para detectar se a oclusão habitual do paciente está correta e se há a necessidade de corrigir este posicionamento antes de iniciar, de fato, o tratamento odontológico.

A Clínica DFB conta com profissionais capacitados para a avaliação do paciente e diagnóstico deste sistema bucal para o planejamento e execução de uma reabilitação que visa a longevidade e o conforto, promovendo bem-estar e qualidade de vida.

Diagnóstico Funcional Bucal
Dra. Denise Fernandes Barbosa - Responsável pela ClinicaDFB Formada em Odontologia pela PUCCAMP em 1986. Especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares pelo CFO. Mestre em Fisiologia pela UNIMES. Certificada em Odontologia do Sono pela ABSONO. Distúrbios do Sono pela NEURO-SONO / UNIFESP.