• (11) 4521-9494 / 97647-5816 (TIM) / 96650-4335 (CLARO)

O Ronco pode ser uma maneira de estremecer e até acabar com relacionamentos, pode tirar o sono de quem dorme ao lado e pode até acordar os vizinhos e distanciar amizades.
Já ouvi muitos relatos de pessoas que dormem ao lado de quem ronca. Dizem que o barulho do ronco pode variar de leve para intenso e é, às vezes, interrompido com episódios de engasgos.  A verdade é que o ronco, em particular, pode indicar um verdadeiro problema por trás dessas cenas.
Sou membro da Academia Americana de Dental Medicina do Sono (AADSM), a única associação sem fins lucrativos, dedicada exclusivamente à prática da odontologia na medicina do sono. A AADSM realizou recentemente uma pesquisa que revelou o que pode estar causando problemas de relacionamento. Aqui estão algumas estatísticas surpreendentes do relatório:
• 40% das mulheres afirmaram que o ronco no sexo oposto é um problema,
• Mais de 1/4 das pessoas confessaram que o ronco as deixam irritadas,
• Uma em cada 5 pessoas disse que alguém roncando poderia levá-la para fora do quarto.
• Uma em cada 10 pessoas americanas admitiu que o ronco já atrapalhou pelo menos um relacionamento amoroso.
Além de interferir na vida amorosa das pessoas, o ronco também pode prejudicar a saúde não só de quem ronca, mas também de que dorme ao lado.
O ronco é um sinal de evolução da apneia obstrutiva do sono (AOS), uma doença grave que pode aumentar o significativamente os riscos de problemas de saúde, como: insuficiência cardíaca congestiva, pressão alta, doenças cardíacas, diabetes, depressão e impotência.

Dispositivo extra oral restaurador do sono – CPAP

A AOS muitas vezes é tratada com o CPAP (um motor com tubo e máscara) durante o sono. Entretanto, a odontologia na medicina do sono oferecer uma alternativa eficaz para tratamento de ronco e AOS com aparelho oral (AO) usado para dormir, que mantém a passagem de ar desobstruída, tonificando os músculos da garganta, melhorando o ronco e a AOS.

Aparelho Intra Oral para tratamento de Ronco, Apneia e Bruxismo
Dispositivo Intra Oral para tratamento de Ronco, Apneia e Bruxismo

Em comparação ao CPAP, o AO é menos pesado ​​e mais discreto para e praticamente imperceptível pelo fato de ser silencioso, pequeno e fácil de limpar. De fato, a pesquisa revelou que os adultos solteiros preferem o AO em relação ao CPAP.
Em 8 anos de experiencia no assunto, tenho tratado vários casais que relatam melhora nos relacionamentos pós terapia. Se o ronco é um problema em sua vida, marque uma consulta para maiores esclarecimentos.

Diagnóstico Funcional Bucal
Dra. Denise Fernandes Barbosa - Responsável pela ClinicaDFB Formada em Odontologia pela PUCCAMP em 1986. Especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares pelo CFO. Mestre em Fisiologia pela UNIMES. Certificada em Odontologia do Sono pela ABSONO. Distúrbios do Sono pela NEURO-SONO / UNIFESP.