A Disfunção Temporomandibular (DTM), diferentemente daquilo que o nome propõe, não é um problema de origem nas Articulações Temporomandibulares (ATM), embora seja uma desordem que as atinja.
A DTM ocorre, na maioria dos casos, por problemas relacionados ao posicionamento dos dentes e, quando não, ao posicionamento do maxilar inferior sobre a base óssea craniana. Esta desorganização funcional entre a oclusão, a contração muscular e a dinâmica dos movimentos pode causar inúmeras injúrias ao paciente, sejam estes: desgastes dentários, retrações gengivais, alterações ósseas, enxaquecas, cansaço ou fadiga muscular, zumbidos, otites, bruxismo, dentre outras.
Ao passo que a DTM é uma desordem acometida principalmente por problemas dentários, o seu tratamento poderá envolver algumas especialidades da odontologia para o direcionamento da terapia ao sucesso. Ora, a DTM pode também ser originária de outros locais do corpo, por isso, a interdisciplinaridade é fundamental na abordagem do paciente.
A avaliação funcional odontológica é o primeiro passo e é fundamental para a detecção desta desordem.
Nossa clínica está pronta para receber o paciente portador de DTM e para conduzir o tratamento de maneira segura, sempre em vistas de integrar o tratamento odontológico às outras áreas da saúde. Consulte-nos para saber como é o tratamento para este seu problema.