• (11) 4521-9494 / Fale com a Clínica DFB pelo Whatsapp 96650-4335 (CLARO)

 

Saiba quais os efeitos da privação de sono em sua saúde

Denise Fernandes BarbosaImagine você tirando, todos os dias, valores de sua conta corrente, sem reabastecê-la. Qual seria o resultado final de suas finanças? Um colapso. Privar-se de sono, dias após dias, pode causar também um colapso, tanto na sua saúde como em suas finanças, pois terá que gastar com serviços de saúde para tentar melhorar, de alguma forma, todo este prejuízo.

A falta de sono pode causar vários efeitos, prejudicando a saúde como um todo. Você pode conferir no blog da CLINICA DFB, mas vamos relembrar apenas 10 problemas que a privação de sono pode acarretar em sua saúde:

1. Sonolência excessiva diurna com baixa na concentração para as atividades diárias, dificultando tomar decisões importantes, queda na produtividade e risco de acidentes de trabalho.
2. Alterar o metabolismo dos hormônios que regulam o apetite, com aumento grelina (sensação de fome) e diminuição do hormônio leptina (sensação de saciedade), levando à obesidade.
3. Alterar a pressão arterial, com riscos cardiovasculares importantes como fibrilação atrial, derrame, infarto e acidente vascular cerebral.
4. Alterar os níveis de colesterol, que contribui para eventos cardiovasculares em pessoas abaixo de 50 anos.
5. Desenvolver o diabetes do tipo II, devido ao aumento da resistência à insulina.
6. Baixar a imunidade, com aumento no risco de desenvolver doenças imunodepressivas e dificuldade de reestabelecer o estado de saúde normal.
7. Aumentar o risco para desenvolver câncer, como por exemplo, de intestino e de mama.
8. Aumentar o risco para doenças neurodegenetrativas como Parkinson e Alzheimer
9. Reduzir a libido devido à redução no nível de testosterona (hormônio masculino produzido durante o sono profundo).
10. Reduzir a longevidade e qualidade de vida, devido a necessidade de usar várias drogas para tratamento dos efeitos que a privação de sono pode provocar.

São várias as comprovações científicas alertando os prejuízos da privação do sono à saúde. Respeite sua vida e não se prive de sono. Durma bem!

Diagnóstico Funcional Bucal
Dra. Denise Fernandes Barbosa - Responsável pela ClinicaDFB Formada em Odontologia pela PUCCAMP em 1986. Especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares pelo CFO. Mestre em Fisiologia pela UNIMES. Certificada em Odontologia do Sono pela ABSONO. Distúrbios do Sono pela NEURO-SONO / UNIFESP.