A boca não está sozinha. Como parte de um mecanismo, compõe um complexo não fomente por dentes que mastigam, mas também por músculos que contraem, articulações temporomandibulares que movimentam e um centro nervoso que coordena todo este sistema.
A forma como os dentes se contactam – ou a chamada oclusão habitual – impõe às arcadas dentárias superior e inferior um posicionamento espacial. A mais perfeita oclusão, contudo, não tem valor funcional algum se esta provocar uma atividade muscular anormal ou uma posição articular incorreta.
De fato, a posição da arcada dentária imposta pela oclusão habitual deve ser tolerável pela musculatura e pelas articulações, dando conforto ao paciente nos aspectos mais básicos e funcionais da boca: a mastigação bilateral e alternada, a deglutição sem esforço e a fonoarticulação.
A reabilitação oral, portanto, não é apenas colocar uma prótese, uma coroa ou uma restauração. É, na realidade, toda a avaliação deste complexo sistema dentro do aspecto funcional para detectar se a oclusão habitual do paciente está correta e se há a necessidade prévia de corrigir este posicionamento antes de iniciar, de fato, o tratamento reabilitador.
A clínica DFB conta com a Dra. Laura Fernandes Bana, protesista, capacitada apara a avaliação do paciente e diagnóstico de seu sistema bucal para o planejamento preciso de uma reabilitação oral, visando a longevidade e conforto, promovendo bem-estar e qualidade de vida.
Se você procura segurança na execução dos procedimentos, agende sua consulta e conheça mais o trabalho da Dra. Laura.