• (11) 4521-9494 / Fale com a Clínica DFB pelo Whatsapp 96650-4335 (CLARO)

Segundo Claud Bernard – fisiologista, “a função cria o órgão”, e baseado nesse conceito algumas dicas para o correto crescimento e desenvolvimento da boca.

Desenvolvimento natural da boca uma criança aos 6 anos com orientações de prevenção e função equilibrada.

Sucção e deglutição

Tudo se inicia ao nascimento através do aleitamento materno, que deve ser exclusivo até os seis meses de idade. Nesta fase os músculos da boca estão proporcionando o crescimento do maxilar inferior e iniciando o treinamento para a futura mastigação.

Respiração

Quando o bebê está mamando no seio a respiração é nasal. Dessa forma evitam-se os problemas respiratórios, pois o nariz tem a função de filtrar, aquecer e umidificar o ar que entra nos pulmões, além disso, promove o crescimento do maxilar superior.

Mastigação

Antes do aparecimento dos dentes o bebê já tem a necessidade de levar objetos à boca. Logo que aparecem os dentes alimentos sólidos, coloridos e consistentes devem ser introduzidos de forma lenta e gradual, até que o ciclo mastigatório se instale e os dentes cumpram sua função e proporcionem o desenvolvimento dos maxilares superior e inferior.

Fala

A última função da boca aprendida corretamente, em sua grande maioria, se dá quando as outras funções estiverem ocorrendo de forma harmônica e equilibrada.

Agora é só por em pratica as funções que a boca exerce não se esquecendo de que qualidade de vida é fundamental.

Diagnóstico Funcional Bucal
Dra. Denise Fernandes Barbosa - Responsável pela ClinicaDFB Formada em Odontologia pela PUCCAMP em 1986. Especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares pelo CFO. Mestre em Fisiologia pela UNIMES. Certificada em Odontologia do Sono pela ABSONO. Distúrbios do Sono pela NEURO-SONO / UNIFESP.