• (11) 4521-9494 / Fale com a Clínica DFB pelo Whatsapp 96650-4335 (CLARO)
sorriso
Sorriso saudável é reflexo de função equilibrada

Dra. Denise Fernandes Barbosa

Na edição passada falei sobre a respiração e citei a mastigação como funções que a boca exerce e procurei relacioná-las com os distúrbios respiratórios do sono e qualidade de vida. Entretanto, além dessas funções, existem outras tão importantes como a sucção, deglutição e fala.
Nesta edição, o enfoque está relacionado à mastigação, formação das arcadas dentá-rias e os distúrbios respiratórios do sono que estão diretamente relacionados com a obesidade, a conformação das arcadas dentárias, flacidez da musculatura da boca e garganta, entre outras.
A respiração nasal é aprendida através da amamentação natural, ou seja, mamando no seio materno com movimentos de ordenha que envolve funções de sucção e deglutição. Nessa fase, o osso do queixo do bebê é bem pequeno e necessita de estímulo para crescer. Dessa forma, o bebê tem grandes chan-ces de ter o crescimento e desenvolvimento das arcadas dentárias de forma correta. Esses movimentos são executados por músculos que participarão da futura mastigação.Logo que os dentes começam a aparecer na boca, devem ser ofertados para a criança alimentos pastosos. Por volta dos dois anos e meio, os dentes de leite já estão completos nas arcadas, com total de 20 dentes (10 superiores e 10 inferiores). Nessa fase, a criança já tem condições de mastigar alimentos mais duros, secos e fibrosos. Com o vigor da mastiga-ção desses alimentos, as forças mastigató-rias vão se dissipando para as arcadas dentá-rias, promovendo estímulo necessário para o crescimento e desenvolvimento ósseo para que os dentes permanentes possam ter espaço suficiente nas arcadas dentárias.

É claro, também, que a qualidade dos alimentos é de extrema importância no controle do peso, pois uma alimentação rica em carboidratos e gordura pode favorecer o acúmulo de tecido adiposo e, se não controlado, pode levar à obesidade, fator principal para o desenvolvimento dos distúrbios respiratórios do sono.
Portanto, além das outras funções, respirar e mastigar bem e com qualidade é fundamental para o sucesso de um sorriso saudável e dentes bem posicionados, onde a estética dental passa a ser consequência das funções equilibradas exercidas pela boca, evitando problemas futuros que podem prejudicar o sono e a qualidade de vida.

Diagnóstico Funcional Bucal
Dra. Denise Fernandes Barbosa - Responsável pela ClinicaDFB Formada em Odontologia pela PUCCAMP em 1986. Especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares pelo CFO. Mestre em Fisiologia pela UNIMES. Certificada em Odontologia do Sono pela ABSONO. Distúrbios do Sono pela NEURO-SONO / UNIFESP.