SAOS: perguntas e respostas (3)

Sinais e sintomas diurnos acontecem devido à fragmentação do sono
Sinais e sintomas noturnos ocorrem devido às paradas respiratórias

Em continuidade às matérias anteriores, sigo com perguntas e respostas para a SAOS.

Quais os sinais e sintomas diurnos da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono?

Os sinais e sintomas da SAOS são vários e são divididos em noturnos e diurnos. Os diurnos ocorrem devido à fragmentação do sono: sonolência excessiva, cansaço, fadiga, alterações do humor e/ou irritabilidade, redução da capacidade da memória e de concentração, depressão, dores de cabeça matinais, sensação matinal de garganta e boca secas, redução da libido, impotência sexual e outros. Os sinais e sintomas noturnos ocorrem devido às paradas respiratórias: ronco, sono agitado, apneias testemunhadas pelo(a) parceiro(a), acordar sufocado(a) ou engasgado(a), boca seca, suor excessivo e necessidade de acordar várias vezes à noite para urinar.

Qual profissional da área da saúde é indicado para tratar a SAOS?

O Medico do Sono poderá melhor diagnosticar a doença e indicar o tratamento mais apropriado. É um tratamento multi-disciplinar, envolvendo além da área médica, outros profissionais da saúde, como fisioterapeutas, psicólogos, fono-audiólogos e cirurgiões-dentistas, entre outros.

Qual o tratamento indicado para a SAOS?
O tratamento considerado padrão ouro na literatura científica é o CPAP (pressão positiva contínua nas vias respiratórias). Outro tratamento com fortes evidências científicas é o AIO (aparelho intraoral). Outra indicação pode ser a cirurgia do espaço aéreo superior, como adenoide, amígdalas, desvio de septo etc. Exercícios mioterápicos também auxiliam no tratamento. Em conjunto com programa de redução de peso, dieta alimentar, exercícios físicos, tratamento psicológico para auxílio no tratamento de ansiedade/depressão e higiene do sono com TCC (Terapia Cognitiva Comportamental).