SAOS: perguntas e respostas (4)

AIO- ARMIO
Aparelho Reposicionador da Mandíbula IntraOral

Finalizando a sequência das matérias anteriores de perguntas e respostas relacionadas à SAOS – Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono, seguirei especificamente com minha área de atuação: ARMIO.

O que é ARMIO?
ARMIO é a sigla do Aparelho Reposicionador Mandibular Intra Oral. É um dos aparelhos utilizados em minha clínica para tratamento de Ronco e SAOS.

Como o ARMIO trata a SAOS e o ronco?
O ARMIO trata a SAOS e o ronco através do avanço mandibular progressivo, promovendo a abertura do espaço aéreo entre o nariz e a boca, tonificando a musculatura da garganta, impedindo o fechamento do espaço respiratório e evitando que o paciente ronque e/ou acorde sufocado e/ou engasgado.

Como posso iniciar o tratamento?
O tratamento é indicado exclusivamente pelo médico que vai diagnosticar a doença por meio de exame clínico e laboratorial específico para o exame do sono. Uma vez indicado o aparelho intraoral como tratamento, este poderá ser feito em minha clínica.

O que preciso saber para que o tratamento da SAOS tenha sucesso?
A perda de peso, a higiene do sono, a prática de exercícios físicos e a aderência ao tratamento são fatores que aumentam o índice de sucesso na busca da qualidade de vida.

Quais as contraindicações para o uso do ARMIO no tratamento da SAOS?
Fatores que contribuem para a instabilidade e falta de aderência ao tratamento, como pacientes desdentados totais, doenças gengivais e periodontais, com aparelhos fixos e com disfunção da articulação temporomandibular.

Quais os efeitos colaterais?
Podem ser: excesso ou falta de salivação, desconforto da musculatura pela manhã que ficou tensionada por toda a noite, pressão nos dentes e ao longo dos anos de uso do aparelho, possível alteração na posição dos dentes e do maxilar inferior.

Como evitar os efeitos colaterais?
O paciente deve comparecer às consultas programadas ao consultório odontológico para que seja avaliado com frequência semestral após ajustes finais do aparelho intraoral.

Quais os benefícios do tratamento?
O tratamento ajuda na regulação metabólica, como pressão arterial, fatores inflamatórios, colesterol e glicemia; além de melhorar a memória, o desempenho nas atividades diárias, a qualidade do sono reduzindo a sonolência excessiva diurna, irritabilidade, dentre outros benefícios.