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Ritmos biológicos ajustados ao ciclo circadiano auxiliam no bem estar

Denise Fernandes Barbosa
Denise Fernandes Barbosa

A importância de darmos atenção às nossas necessidades básicas para nosso bem estar é de extrema importância para mantermos o estado de equilíbrio físico, emocional e intelectual.

O sono é uma dessas necessidades e quando nosso corpo nos sinaliza a necessidade de dormir, devemos respeitá-lo, pois é no sono que nosso corpo recarrega as energias, que regula o metabolismo celular, que repara e promove o crescimento celular, consolida o aprendizado e memória, dentre outros benefícios. E este estado de sono tem ritmicidade cíclica e periódica de acordo com as horas do dia e noite.

O ciclo circadiano é um ciclo que gira em torno de 24 horas e nosso corpo e mente estão ajustados a esse ciclo devido aos ritmos biológicos e ambientais. Esses ritmos biológicos são determinados por sincronizadores externos e internos. Os externos são os sincronizadores do meio ambiente, como: ritmos de trabalho, de alimentação, de exercícios físicos, etc. E os sincronizadores internos são os biológicos, como: ritmos de sono e vigília, descargas hormonais, temperatura corporal, secreção urinaria, etc.

A privação de sono traz enormes prejuízos para nosso corpo, com déficit físico, emocional e intelectual de difícil recuperação.

Uma vez percebida a necessidade interna de sono, que varia entre 6 a 8 horas por noite, sendo que para uns pode ser em menor ou maior tempo, e ajustada ao ciclo circadiano, o corpo e mente passam a interagir com o ambiente de forma mais equilibrada, gerando saúde e bem estar. Mantenha hábitos saudáveis e procure fazer a higiene do sono, assim como a higiene do corpo e mente.

Reflita, aja e desfrute do bem estar!