• (11) 4521-9494 / Fale com a Clínica DFB pelo Whatsapp 96650-4335 (CLARO)

O sucesso do tratamento de pacientes em consultórios odontológicos é certeiro ao profissional atento não somente aos dentes, mas ao conjunto dos músculos, das articulações temporomandibulares (ATMs) e de toda a dinâmica que a boca apresenta e, sobretudo, considerando que esta pertence a um corpo humano.

A odontologia é uma profissão que atua sobre os dentes. Estes, porém, não agem sozinhos. Ao contrário, são intimamente relacionados às ATMs, as quais possuem 25% de toda a sensibilidade do corpo humano. Ao alterar os dentes, não somente as ATMs e a dinâmica da boca serão modificadas, mas vai impactar, em série, a coluna vertebral, o tronco e os membros.

Esta inter-relação ocorre, pois as ATMs possuem uma conexão direta, no tronco cerebral, com os nervos que participam diretamente do controle do equilíbrio do corpo e das funções vitais.

Não tão simples quanto parece, o tratamento de um paciente dentro da odontologia irá envolver, invariavelmente, todas as áreas da saúde – a medicina, a fonoaudiologia, a educação física, a fisioterapia, a psicologia, etc. – integrando cada componente corporal a um complexo denominado ser humano.

A Clínica Diagnóstico Funcional Bucal está atenta aos componentes bucais, mas também participa ativamente no âmbito interdisciplinar, buscando a harmonia e o equilíbrio do paciente, em um planejamento integrado, proporcionando a saúde como um todo.

Diagnóstico Funcional Bucal
Dra. Denise Fernandes Barbosa - Responsável pela ClinicaDFB Formada em Odontologia pela PUCCAMP em 1986. Especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares pelo CFO. Mestre em Fisiologia pela UNIMES. Certificada em Odontologia do Sono pela ABSONO. Distúrbios do Sono pela NEURO-SONO / UNIFESP.